Acompanhando minha batalha...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Algumas coisas que eu faria de diferente nessa obra...

Boa noite a todos!

Bom, há muito tempo eu havia prometido fazer um posto somente sobre coisas que eu faria diferente nessa obra, se eu pudesse. Acho que esse post vem a calhar pela etapa em que minha obra se encontra e porque muitos de vocês ainda estão nos estágios iniciais.

Eu sinceramente fico muito feliz em fazer parte deste círculo de amizade que se formou entre os contrutores e gostaria muito de ter tido o apoio de um grupo como esse desde o início do projeto. Sem mais, vamos a listinha:

- Janelas: a primeira coisa em que penso são as janelas dos quartos. Hoje, definitivamente eu não colocaria janelas de madeira. Usaria as de alumínio. Pelo acabamento, pela vedação, pelo aspecto final, por tudo isso. Muita coisa depende de gosto. Mas vão por mim: janelas para os quartos de alumínio!

- Não exagere: cuidado com as dimensões da casa: nosso projeto ficou muito maior do que imaginávamos. A idéia era que essa casa construída fosse menor que a nossa casa atual. No fim, ficou maior! No desenho, tudo parece muito pequeno e sempre dá medo de desenharmos os cômodos pequenos demais. Mas acho que o ideal seria aliar a praticidade de um apartamento (com cômodos enxutos e somente com o essencial) com a privacidade que só uma casa pode oferecer, como o quintal, jardim, área externa como um todo.

- Raio X: já disse antes mas lembrem-se de fotografar a localização de todas as tubulações e conduítes para o futuro. Assim, vocês poderão furar as paredes sem medo depois. Não fiz isso em todos os cômodos e agora, vou ter de ir na sorte!

- Pensem nos detalhes: contratem uma empresa de segurança patrimonial antes de fazer a parte elétrica. Assim, todas as ligações de sensores, alarmes, quadro de controles e etc poderão ser corretamente posicionados e instalados. Outra coisa daqual me esqueci foi de fazer o furo para a passagem do duto da coifa por cima do gesso. Agora, vou ter qeu quebrar e refazer tudo, depois de pintado!

- Acabamento por dentro e por fora: Passem textura nas paredes externas. Não fiz isso e confiei na opinião do construtor, dizendo que a massa fina já daria um bom acabamento. Resultado: pintei a garagem dessa forma e ficou muito irregular e feio. Agora, vou passar textura design por cima de três camadas de tintas (prejuízo de cerca de R$ 600,00).

- Praticidade: coloquei porcelanato polido na área social toda. Mas acho que qualquer sujeira vai ficar aparente. Mesmo a marca de uma simples pegada fica muito aparente. Existem modelos de porcelanato rústico ou não polido que também podem ser facilmente limpos.

- Aproveite a água da chuva: coloquem uma cisterna para reutilizar a água da chuva. Nossa casa tem muitos telhados e se houvesse um sistema de calhas com cisterna, recolheríamos muita água para ser utilizada em jardim, limpeza de quintal, lavagem de carro, etc.

- Brinque com as cores: pintamos os quartos com a cor erva doce. Clara demais!  Mal dá para diferenciar a cor das paredes com as do teto. Não tenham medo de colocar uma corzinha no quarto. E acho que sempre vale a pena pintar uma parede com uma cor diferente.

- Confie em marcas tradicionais: eu comprei um quadro de luz da Siemens. Achei o preço excelente. Mas agora, me eletricista diz que não encontra o baramento para os quadros. Terá de montá-los ele mesmo. Se fosse da Tigre, segundo ele, acharia em qualquer depósito...

Apesar dessa lista acho que fiz muita coisa certa durante a obra também. Estou bem contente com o saldo final e aúnica coisa que me incomoda hoje, de verdade, é o prazo ter estourado tanto. Mas acho que sempre vale dar alguns toques que podem evitar algumas dores de cabeça para quem ainda pode evitar, certo? 

Espero ter dado alguma dica útil!
Abraços!

6 comentários:

  1. Oi, de novo !!
    Adorei estas dicas tbem... Aliás, o seu blog é referencia para mim !! Muitas das suas dicas já ia fazer mesmo...Uma das coisas q gostaria muito mas infelizmente acho q não vai dar são as ci$ternas. Depois de pronto vc me mostra (se puder) como ficou a parede da sua sala de TV com aquela abertura ?? To curiosa !!

    ResponderExcluir
  2. The best post of this blog, by far. I especially like the idea of using rain water for watering the garden, and I'd even go as far as suggesting to use it for toilet flushing. However, this would require a dedicated piping for that. Now, the photographing the electrical and water piping is a real life saver. When we built my house we took pictures of everything and, guess what, this very week I had to check them in order to decide where to make some wholes in the wall to fix a few things.

    Anyhow, I think the real bottom line conclusion here is: dont trust a German company, unless it is a car maker. :)

    Congrats for the new house. And for this excellent blog.

    ResponderExcluir
  3. Fábio,
    Eu só consigo postar como Anônimo rs Tentei postar com a minha conta no gmail e não deu certo.
    Meu e-mail é : fedora10@gmail.com Gostaria de tirar uma dúvida. Poderia me escrever?
    Obrigada
    Fernanda Araújo

    ResponderExcluir
  4. certissimo ... muito bom vc dar uns toques assim a gente ja evita certos errinhos na nossa casa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post! Obrigada mesmo pelos toques, vou mostrar ao marido!! Bjs

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?

Muito obrigado por tomar alguns minutos do seu tempo para deixar aqui um comentário. Sempre leio todos.

Abraço!